Perfil do dependente

A Dependência Química pode ser considerada um transtorno mental, no qual o indivíduo dependente chega perder o controle do uso da substância, e a sua vida psíquica, emocional e  até mesmo física, já que o corpo vai se deteriorando mais rápido pelo uso da droga.

Sendo assim, a maioria das pessoas precisa de tratamento e de ajuda e adequada para conseguir se livrarem do vício. Há quem possa dizer que dependência química é simplesmente "falta de vergonha na cara" ou um problema moral, porém estamos falando de uma doença muito séria,  a dependência química é uma doença como a Diabetes, o paciente não escolhe ter a doença, mas pode escolher fazer o tratamento, e  por exemplo, se o  diabéticos pode controlar o açúcar no sangue com medicações e a alimentação, o dependente químico pode buscar ajuda para controlar sua necessidade de usar drogas.

Quando falamos de dependência química, estamos falando sobre uma doença química, já que é  provocada por uma reação química no metabolismo do corpo. Dentro dessa necessidade que o corpo exige da substancia podemos contar que o álcool e o tabaco, embora sejam liberados, são drogas que também causam dependência.

É uma doença interna, já que questões como dificuldades sociais, familiares, sexuais, profissionais não geram a dependência química. Existem fatores internos de cada organismo, que atuam direta e indiretamente para a contribuição da instalação dessa doença no corpo do individuo.

Sendo assim, é bom entender que o dependente não possui apenas um perfil, mas vários, porém eles se cruzam quando falamos em vício, o uso contínuo de drogas pode se tornar perigoso para o dependente químico.

É uma doença incurável, já que uma vez dependente químico, ele sempre sentirá vontade de usa-la, porém é possível seu controle. o dependente, se aceitar e,  realmente, quiser se “curar” da vontade de usar drogas, ele poderá viver muito bem sem o entorpecente e sem as consequências negativas do seu uso frequente.

Durante o tratamento, existe a presença de sintomas como a ansiedade, irritabilidade, insônia e até mesmo tremores no corpo, isso tudo pode acontecer exatamente pelo corte da substancia no corpo humano.  Portanto, o dependente químico terá sempre a mesma sensação de dependência da droga, porém com o tratamento ele aprende a conseguir segurar este instinto e viver socialmente.