Tratamento alcoolismo

A dependência química e não estamos falando apenas de drogas, naturais ou sintéticas, mas também de álcool, e até mesmo remédios, pode provoca vários desvios de comportamento e até mesmo danos à saúde do dependente. Quando falamos em vício, é praticamente impossível não percebemos que há algo de errado com a pessoa, pois o tanto o vícios em drogas quanto em álcool ataca o estado físico da pessoa quanto gera problemas psicológicos irreversíveis pelo uso continuo do entorpecente.

Quando falamos em vicio em álcool, alguma pessoas acham que conseguem controlar, mas acabam não conseguindo apenas beber socialmente, apenas em festas, grupos com num happy hour com os colegas de trabalho. Começa a existir uma necessidade, maior, de consumo do álcool, lembrando que o vício em drogas e bebida é tratado como uma doença crônica. Por esse motivo, dentre os sintomas da dependência de drogas e álcool, o mais comum, e que determina a necessidade de parar com o uso e até mesmo uma intervenção médica, internação em clínica , é exatamente, a não aceitação da necessidade do tratamento.

O dependente se recusa a qualquer sugestão de tratamento, por estar sobre os efeitos da dependência física e psicológica dessas substâncias. Esses sintomas em alguns casos são mais acentuados, já em outros mais sutil, depende muito do tipo de droga que era utilizada e da recuperação do paciente. Alguns sintomas são: •   A falta de Interesse, seja pelo trabalho, por atividades rotineiras, pelo parceiro e família, • trocar o dia pela noite, mudanças de hábitos, como também passar longos períodos fora de casa, não se alimentar e o isolamento •  Agressividade sem motivo aparente, impaciência, mau humor

A partir desta fase o dependente precisa aumentar cada vez mais a quantidade do álcool, para ter o mesmo resultado que antes, o importante a ser entendido é que não é o efeito que a bebida causa no organismo no sentido de entorpecer, mas sim a tolerância que esse dependente vai adquirindo com o tempo prolongado de sua ingestão, chegando a momentos em que nunca estão sóbreos. A tolerância esta antes da dependência, isto significa que indícios de tolerância não determinam dependência.

O tratamento consiste em terapia e uso de sedativos, também envolve o aconselhamento por um profissional de saúde, psicólogos, terapeutas e até mesmo psiquiatras, no caso da necessidade de remédios. Um programa de desintoxicação em um hospital ou clínica médica é uma opção para aqueles que necessitam de assistência adicional. Há medicamentos disponíveis que reduzem a vontade de beber e a ansiedade.